O Primeiro Artigo em Jornal e o Quadro da Vila de Ribeirãozinho

Pela primeira vez o nome do agora adolescente Maguetas foi publicado num jornal, sob o titulo: “Um artista que se revela” o artigo, escrito pelo historiador José Romanelli, saiu no jornal Cidade de Taquaritinga. Essa crônica exaltava as qualidades de um menino de 15 anos que, autodidata, havia pintado uma tela que retratava a pequena vila de Ribeirãozinho, que deu origem a Taquaritinga. Muito orgulhosos pelos elogios, seus pais lhe deram o maior apoio para seguir a carreira de artista, mesmo que os parentes e os vizinhos dissessem que isso era profissão de vagabundo.

Mas, como aconteceu tudo isso?

O ativo adolescente estava preocupado pelo fato de sua cidade não possuir nada que retratasse seu passado histórico. Seu mundo era Taquaritinga e ele haveria de fazer alguma coisa. Na escola, ele tinha tomado conhecimento da maneira como chegaram os pioneiros para formar a Vila de Ribeirãozinho. Com uma prancha de madeira, pincéis e tintas fez um pequeno quadro representando a formação do povoado, aproveitando as descrições de mamãe que havia conhecido a cidade no seu inicio.

O seu pai então lhe pediu que mostrasse o quadro ao Sr. José Romaneli historiador e jornalista local Impressionado com a obra, Sr. Romanelli escreveu no jornal da cidade um artigo sobre o jovem artista.

O jovem não tinha feito uma obra pictórica de grande valor, mas o fato de estar se preocupando com a história fez com que tornassem público o seu simples trabalho com apenas 15 anos de idade.

Maguetas estava tomando um novo caminho, o das artes plásticas. Mas ele ainda continuava com suas modestas peças em argila, sem nenhuma expressão artística fora da sua pequena Taquaritinga.

EnglishPortuguêsEspañol