O Impressionismo Segundo Maguetas – Depoimento

Muitas pessoas acham que impressionismo é uma “técnica” com pinceladas soltas e objetos sem contornos, mas não é apenas isso. Impressionismo envolve muito mais, é uma “tendência”, um movimento em alguns setores da arte, como a pintura, escultura música, etc. Temos razões para acreditar que outras artes envolvem inconscientemente impressionismo em momentos, como na pintura. Determinadas cenas são mais “acabadas” e outras são soltas sem detalhes.

Pelo impressionismo passaram vários pintores que depois mudaram seus rumos, como Picasso, Mabe, Volpe e tantos outros.

Esse movimento aparentemente teve início na França (centro de referência de todos os grandes acontecimentos, inventos e artes no século dezenove).

Em todo o ocidente era recebida uma grande novidade, a fotografia. Mas ela não era competidora e sim uma aliada. Degas, por exemplo, usou e abusou das fotos que tirava das bailarinas. Além de grande pintor era um excelente fotógrafo da época.

Na Itália, Rússia, Espanha e América, já se usavam nesse tipo de pintura (impressionismo) as figuras humanas e animais e eram registrados pela lente os momentos de luz. Só a cor seria feita no atelier, se o artista tivesse arquivado em sua retina as cores daquela hora. Temos muitos documentos atestando essa inovação entre quase todos os grandes pintores impressionistas.

Joaquim Sorolha foi um dos que mais usou esse recurso com maestria, pintando obras lindas como o “Instantânea Bearrits”. Na França foi o grande fotografo Nadar, que mais contribuiu com o movimento “impressionista“.

Quando mudei para São Paulo, capital, logo conheci a Horto Florestal, na Serra da Cantareira, zona norte. Ali tinha tudo o que um pintor como eu gostava, de paisagens com água e muita cor. Pintei o horto em todas as estações do ano; aquelas cenas me transportavam ao passado. Até hoje, ainda pinto cenas que fotografo na época no Jardim da Luz, Jardim Botânico, lugares que têm no seu passado a marca do fim do século dezenove e começo do século vinte. Agora, as características tiveram significativas mudanças, mas continuam a retroceder na história indo ao encontro de imagens registradas na minha infância nos jardins da Fazenda Contendas, em Taquaritinga, São Paulo.

EnglishPortuguêsEspañol