Washington Maguetas é um artista que desde cedo desempenhou papel definido no ofício das Belas Artes, tendo seu trabalho baseado no aprendizado pela observação e prática. São mais de 50 anos de vivência artística, que lhe conferem a condição de Mestre.
Nascido em 05 de julho de 1942, em Taquaritinga-SP, Maguetas tornou-se professor de desenho e pintura desde 1960. Sua principal atividade sempre foi a pintura, também tendo criado músicas (letras e melodias), esculturas e poesias.
A arte de Maguetas é intimamente ligada à história do impressionismo no Brasil e no mundo. Passou uma grande parte de sua vida na busca árdua da cor, da harmonia, da sombra e da forma perfeita.
O impressionismo surgiu espontaneamente, porque veio da necessidade de reproduzir os momentos rapidamente, conservando a luz natural em cada cena. As cores, tons e luzes são brasileiras, assim como a maior parte das paisagens, classificando seu trabalho como um “Impressionismo Tropical”.
Principais temas
Seus principais temas são paisagens brasileiras, interiores, retratos e efeitos de luz e sombra sobre a natureza morta e arranjos florais. Suas paisagens e cenas de mulheres nos lembram um mundo idealizado da natureza e do afeto, um mundo perdido para nós nas cidades frenéticas e ansiosas do Século XXI. Suas naturezas mortas revelam uma utilização ímpar da cor e da composição na melhor tradição do passado.
“Procuro pintar um canto da cidade, parte de um bosque ou parque que conservam linhas arquitetônicas do século XXI. Os personagens também são reais, apenas substituo suas roupas atuais por trajes próprios daquela época, dando a estes personagens a oportunidade de viver este e outro tempo.”
“Procuro fazer uma arte desvinculada de pré-intenções, o pintar torna-se mais importante do que o objeto retratado, vale a maneira como ele foi exposto.”
VEJA O PROCESSO CRIATIVO DE W. MAGUETAS
“Muitas vezes quando pinto ao ar livre me transporto para um mundo atemporal, e outras vezes acabo por realizar um trabalho de documentação histórica, pintando paisagens que hoje já não existem mais; algumas se alteraram devido as estações do ano; no entanto, outras simplesmente foram modificadas pelo avanço urbano.”
“Em meus quadros, retrato a magia inabalável da paz e o fascínio de tudo que é visualmente belo. Muitas vezes a pintura surge através de manchas, vou espalhando as cores na tela despreocupadamente até que alguma figura, cena cotidiana, ou paisagem apareçam com maior intensidade.
Passo então a destacá-la e dar maior consistência àquela imagem. Surgem várias figuras, no entanto, prevalecem as que de uma certa maneira ficam como protagonistas de uma história. As minhas telas são resultado de variada combinação entre luz e sombra. Desses dois elementos surgem as matizes e, assim, a definição dos cenários e seus personagens.
Vejo nos personagens que passeiam nos bosques, à beira dos lagos, todo o romantismo de uma época que consagrou os pintores impressionistas clássicos como Monet e Renoir, com os quais me identifico.”
Washington Maguetas possui um curriculum repleto de realizações em diversas Exposições e Salões de Belas Artes, além de possuir diversos trabalhos em Pinacotecas e Coleções Particulares nos seguintes países: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Camarões, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Grécia Holanda, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, México, Mônaco, Noruega, Paraguai, Peru, Portugal, Serra Leoa, Suécia, Uruguai e Venezuela.

