Apresentação da Exposição na Galeria André

Nas últimas décadas, o cerco dos meios de comunicação e o controle do modismo artístico pelos grandes centros do mercado de arte, exerceram uma forma de fiscalização estética, impondo um padrão na produção artística atual.

A Galeria de Arte André, no decorrer de sua história, buscou alterar as regras deste jogo, visando apresentar ao grande público expoentes da pintura, independente dos estilos e tendências, preocupando-se com uma proposta definida de alta qualidade técnica, pictórica e criativa, que assegurasse a artistas como Maguetas, um espaço merecidamente de destaque no panorama artístico.

Washington Maguetas é um artista que desde cedo desempenhou papel definido no ofício das Belas Artes, não realizou estudos formais em artes plásticas, tem seu trabalho baseado no aprendizado pela observação e na prática, são décadas de vivência artística, que lhe conferem a condição de mestre.

Desde os 17 anos de idade expõe suas obras regularmente em Salões Oficiais. Já na sua juventude, os críticos consideraram Maguetas como uma figura de destaqu no impressionismo nacional, e atrajetória deste artista, que realiza com a luz e os efeitos que ela produz nos objetos cotidianos, é apreciada como demonstração de grande maestria.

Seleciona seus temas tendo como principais vertentes: as paisagens brasileiras, nas quais adapta típicos personagens da época áurea do impressionismo francês, incluíndo uma séria pesquisa histórica dos trajes e customes da época; a natureza morta, que compôe com objetos simples; arranjos florais, próprios da nossa vida cotidiana. Revivendo na tela do tempo paisagens imaginárias, ou melhor dizendo, verdadeiros agrupamentos de cores com formas definidas.

Sua pintura delicada revela o prazer pelo pintar, demonstrando ao mesmo tempo sua necesidade de não desfigurar o próprio colorido da natureza. Esta vida pulsante de trabalho cria uma estrutura de composição poética, que Maguetas tem a sensibilidade de apreender e de registrar nos seus quadros com extrema acuidade.

Esta exposição, transporta o expectador para um mundo saudosista, dos longos passeios pelos parques, bosques, de um tempo em que havia tempo para desfrutar do convívio harmonioso com a natureza. Feliz do artista que fez de sua vida, sua arte e de sua arte sua vida, retratando paz e tranquilidade, que o homem no seu caminhar, tenta imitar.

Hélio Alves Neves
Diretor Executivo de Arte da Galeria André

EnglishPortuguêsEspañol