A Destruição das Artes

Retrato de William Whitaker
por Paul Calle

O Século XX praticamente destruiu 500 anos de conhecimento cuidadosamente adquirido na arte e ciência das belas artes. Hoje, poucos departamentos de arte de faculdades e universidades possuem pessoas que conseguem pintar e desenhar com alguma habilidade ou conhecimento. Arte performática, arte conceitual, instalações, vídeo, discursos e posturas, têm substituído amplamente aquilo que nós conhecíamos como arte. Professores e catedráticos que são produtos do modernismo simplesmente não possuem conhecimento para desenhar ou fazer uso dos pincéis.

Ninguém pode ensinar aquilo que não sabe, sendo assim, a técnica foi se perdendo ao longo dos anos. Esta tendência vem se espalhando entre professores e profissionais em escolas de arte, onde em muitos casos certamente componentes vitais não serão mais entendidos ou ensinados como deveriam.

Mas os tempos estão mudando. Existe um grande e forte alicerce se formando entre jovens interessados na pintura tradicional e em desenhos precisos. A disciplina levará de 20 a 50 anos antes de alcançar o ponto em que foi abandonada, por volta de 1880. Depois disso, atenção! Muitas obras-primas estarão por vir.

Texto de William Whitaker, artista profissional e colaborador do ARC – Art Renewal Center / Centro de Renovação Artística – www.artrenewal.org

Alguns trabalhos selecionados de William Whitaker:

EnglishPortuguêsEspañol